quarta-feira, 22 de junho de 2016

Despertando a Criatividade: O Processo Criativo

A criatividade fez nosso mundo passar por várias ondas de inovação. Entramos no século XX, de carroça e saímos dele, voando em máquinas voadoras incríveis. Em menos de 100 anos, a criatividade possibilitou mudanças profundas no mundo em que vivemos. No entanto, as idéias revolucionárias, não surgirão do acaso, elas amadureceram a partir de processos. Mas espera aí, de onde vêm, as grandes idéias? 

O guru da inovação, Steven Johnson, diz que, as grandes idéias, não surgem do nada, elas demoram, um certo tempo para amadurecerem. Isso acontece, porque, as boas idéias, nascem da colisão de dois ou mais palpites, que ao colidirem, criam algo maior que eles próprios. Basta dar uma olha, na história da inovação dos últimos 600 anos. Uma característica dos maiores inovadores é que eles conseguem trabalhar em uma ideia, por muito tempo. Tim Barners Lee, por exemplo, ficou 10 anos trabalhando em uma forma de organizar dados digitalmente, e, depois de algumas frustrações ele decidiu abandonar o projeto. Somente, após 10 anos, que ele conseguiu visualizar completamente, a World Wide Web. Outro exemplo, é a invenção da lâmpada elétrica, que demorou mais de 20 anos, e envolveu muitas pessoas. Viu, as ideias demoram um tempo para amadurecer. Paciência é fundamental.

Para o guru, é com bastante frequência na história da inovação, que vemos exemplos como esses. Pois, as grandes idéias demoram muito tempo para surgirem. Elas passam um certo tempo, em um estado de incubação, como um palpite menor. Quando elas ganham forma, nessa fase de palpite, elas vão necessariamente, precisar colidir com outro palpite. Aquilo que transforma um palpite, na ideia extraordinária, é na realidade, um outro palpite, que estava vagando na mente de uma outra pessoa. É por isso, que os cafés durante o iluminismo e os salões parisienses no modernismo eram motores de criatividade. Pois eles criavam espaços onde as ideias pudessem se misturar, se combinar e gerar novas formas.

Historicamente a globalização e a capacidade de buscar outras pessoas com quem possamos trocar ideias, e pegar emprestado intuições alheias, combinar com nossas próprias intuições, e transformá-las em algo novo. Foi o que permitiu, a nova onda de inovação, que, o nosso mundo vive nos dias de hoje. Bom, é inegável que a inovação é, cada vez mais, um trabalho de equipe. As melhores ideias surgem quando pessoas com habilidades diferentes abordam o mesmo problema e trocam ideias entre si. Se cada uma delas apresenta uma visão diferente da situação, há chances muito maiores de surgir uma boa solução. Uma das razões, porque a Tesla tem sido tão bem-sucedida em reinventar o automóvel é que Elon Musk tem três empresas, uma de energia solar, uma de tecnologia espacial e outra de automóveis. É, exatamente, essa profunda colaboração entre as três empresas, que está permitindo a maior revolução da nossa era, o surgimento dos automóveis movidos a eletricidade, e que dirigem de forma autônoma, sem motorista. 

A criatividade é a capacidade de criar algo novo, único e original. Você pode criar de duas maneiras: inventando ou descobrindo. Invenção é quando você associa e combina, diferentes elementos ou imagens mentais. Já a descoberta, é quando, você se dá conta, de algo, que até então, não se tinha noção. Na descoberta a inteligência e a intuição devem trabalhar juntas. A criação de algo novo, não aparece subitamente, como o estalar dos dedos, uma inspiração divina ou um momento de sorte. Acontece através de um processo criativo, e esse processo possui quatro fases: observação, informação, meditação e ação.

A observação consiste em perceber, ver e não interpretar. Nessa etapa, acontece a mobilização interna para expandir e ir além do que já se sabe sobre o problema. Deve ser relatada como foi visualizada, sem que as ideias interpretativas sejam usadas. Ou seja, ás vezes nossos pré-julgamentos, nos impedem de ver as coisas como elas realmente são. Portanto, é fundamental atentar ao problema, por quantos lados forem possíveis. A observação deve ser realizada de forma objetiva, sem deixar que as opiniões, os sentimentos e as emoções influenciem no processo de análise. Einstein, dizia que a formulação de um problema, seria o essencial para a sua solução. Levantar novas dúvidas, novas possibilidades, olhar velhos problemas, sob novos ângulos, requer imaginação.

A informação, é essencial, após encarar um problema. Torna-se vantajoso, levantar todas as informações possíveis, a respeito do assunto. Pesquisar na internet é um excelente modo, para descobrir como as pessoas ao redor do mundo, solucionam dilemas similares aos seus. Sua sabedoria de mundo, seu repertório pessoal, auxiliará na busca, por referências mais assertivas. Você precisa investigar de diferentes maneiras: lendo, anotando, discutindo, indagando, explorando. Essa forma preparação, torna-se necessária, e a familiarização com os palpites alheios vai permitir, a você ter insights incríveis. É extremamente difícil para nós tentamos resolver um problema sem ter algum conhecimento sobre os fatos. Uma dica incrível nessa fase de levantamento de informação, é criar um quadro de ideias, você pode pegar uma prancheta e acumular ideias, inspirações e conceitos mais relevantes para o seu problema.

A meditação é um ato de intensa concentração, da mente em um assunto, é a elaboração de um processo mental, para encontrar soluções. Enquanto você investigava, durante a etapa de informação, seu inconsciente começa a combinar inúmeras hipóteses. Nessa etapa você deve refletir muito, sobre tudo, que já foi analisado e pesquisado. É nessa hora que você pode começar a combinar todas as suas informações e suas observações. Sua mente já está fértil, é preciso dar asas à imaginação e começar a usá-la para encontrar soluções. Aquele quadro de ideias que você criou, será muito útil, na hora de imaginar e combinar vários elementos. Para Salvador Dali, artista do período Surrealismo, confusão gera criatividade. Portanto, não tenha medo, confunda tudo, misture tudo, combine tudo, separe tudo de novo, teste as idéias na sua mente. Anote tudo. Tanto na arte quanto na ciência, é da quantidade que se extrai a qualidade, isto é, quanto maior o número de ideias, maiores as chances de encontrarmos aquela que representará a solução do problema. O conceito de que da quantidade que se extrai a qualidade é fundamental em criatividade.

Por fim inicia-se o processo de ação, é preciso separar as ideias válidas, das não válidas e testá-las, para ver qual oferece a melhor solução. Pensando nisso, Mackinnon criou cinco critérios necessários para avaliar uma ideia criativa:

1) Originalidade: os produtos mais criativos são aqueles que são originais entre toda a civilização ou história da Humanidade.

2) Adaptação à realidade: o simples fato de ser original, não quer dizer que seja criativo. É necessário que o produto sirva para resolver um problema ou para alcançar um determinado objetivo. Que seja adaptado à realidade.

3) Elaboração: é necessário que o produto seja desenvolvido e comunicado. Desta forma, este produto poderá ser avaliado quanto a sua possibilidade de utilização pela sociedade.

4) Solução elegante: se a solução do produto é simples, porém estética.

5) Transformação de princípios antigos: o produto transcenda, transforme ou revolucione os princípios até então aceitos pela sociedade.

O processo criativo é um dos métodos que nos guia na busca de soluções. Existem ainda outras formas de geração de ideias, como o Brainstorm e o Brainwriting, ambos feitos em grupo. Lembra, quando dois ou mais palpites colidem, criam algo maior que eles próprios, mas fica tranquilo, porque no futuro falaremos exclusivamente sobre eles.

Você já percebeu como vemos o mundo ao nosso redor? Nossos sentidos - visão, olfato, tato, paladar e audição - captam os estímulos do ambiente e as transformam em emoções ou sensações, que são interpretados pela nossa mente, criando a percepção. Essas percepções do mundo, ficam armazenadas em nossas cabeças, em forma de memórias. Não é incrível, isso? Seu cérebro irá vasculhar dados na memória e criar associações, entre esses dados. Quanto mais dados armazenados, mais chances de surgirem conexões inusitadas e criativas. Cada novo conhecimento é como um ingrediente extra. Com mais opções, dá para criar mais receitas novas, certo?

No próximo artigo iremos falar como adicionar ainda mais ingredientes na sua receita, e como pequenas atitudes podem ajudar a despertar ainda mais, o seu lado criativo.

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