segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Mídia: Instrumento de Manipulação de Interesses



Quando crianças, somos forçados a aceitar a TV em nossas vidas. Aos poucos nos acostumamos com ela, depois de um tempo, ela passa a ser parte fundamental. Mediando e gerando significação a respeito do mundo. Não é de se duvidar o quanto essa mídia, tem o poder de nos influenciar, afinal foi a partir dela que aprendemos e interagir com ideias, símbolos e histórias.

As sociedades de massa, são extremamente importantes para a mídia em geral, pois a massa possui um comportamento padronizado. A mídia entendida como o complexo de meios de comunicação que envolve mensagem e recepção, cuja manipulação dos elementos simbólicos é sua característica central. Tem por objetivo padronizar o comportamento das massas. 

A população é facilmente influenciada pela mídia principalmente quando está relacionada a novelas. Nestas, heróis nacionais são criados. Acaba uma novela e inicia outra e os modelos de comportamentos, beleza, moda e outros vão se alterando. Mudam os personagens, a trama e os assuntos abordados e a sociedade vai respondendo a este estímulo produzido. Os padrões difundidos são copiados e seguidos.


Assistir televisão, navegar na Internet, falar ao celular são coisas do cotidiano da maioria da população mundial. Somos, todos os dias, bombardeados por diversas mídias que, em comum, têm o objetivo de nos vender alguma coisa: uma ideia, um produto, um sonho, etc. E essa tecnologia influencia o tempo todo a sociedade e em consequência, a educação, tanto informal quanto formal. Podemos afirmar que a vida e a interação humana são mediadas e controladas pelos meios de comunicação. 


Ouvimos falar com frequência que a mídia é "o Quarto Poder" em uma nação. É difícil aceitar, mas não deixa de ser verdade. A mídia influencia as pessoas no modo de agir, de pensar e até no modo de se vestir. Ela cria as demandas, orienta os costumes e hábitos da sociedade, além de definir estilos, bordões e discussões sociais. A mídia dita as regras, as tendências, os padrões de beleza, os ídolos a serem adorados e seguidos, impondo padrões de beleza.


É possível perceber que os órgãos da mídia - emissoras de TV, rádios, jornais, revistas, portais - atuantes na esfera pública são em larga medida empresas privadas que, como tal, objetivam o lucro e agem segundo a lógica e os interesses privados dos grupos que representam. 


Assim, a mídia, concebida como ator político/ideológico, é fundamentalmente como instrumento de manipulação de interesses e de intervenção na vida social, pois representa, por meio de seus órgãos, uma das instituições mais eficazes quanto à difusão de ideias em relação a grupos estrategicamente reprodutores de opinião, caracterizando-se como pólos de poder.


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