terça-feira, 8 de setembro de 2015

Chatô, O homem que Mudou o Brasil


Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira Mello, mais conhecido pelo apelido Chatô, foi um brasileiro nascido em 1892 em Umbuzeiro na Paraíba e veio a falecer no dia 4 de abril de 1968 aos 75 anos.

As influências de Chatô nas décadas de 1940 e 1960, era de grande importância, pois ele era um expert em comunicação, destacando-se como jornalista, advogado, escritor e político. Foi dono do Diário Associados, que já foi eleita a maior aglomerado da imprensa no Brasil, e o responsável pela chegada da televisão no Brasil, inaugurando a primeiro emissora de televisão no país, a extinta TV Tupi.

Polêmico e odiado Chateaubriand foi acusado várias vezes de supostamente chantagear empresas e por insultar empresários com mentiras, se associou no mundo político mantendo relações de interesse com Gertulho Vargas que com uma ajuda de Chatô, foi eleito Presidente do Brasil. Todo seu império teria sido construído com interesses no mundo político. Chatô dirigiu a maior cadeia de imprensa do Brasil, entre elas jornais, emissoras de rádio e estação de televisão seu império da comunicação foi o maior da América Latina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário