O mundo está mudando muito rápido, não é mesmo? Mas, isso não vem de hoje, certo? Desde a pré-história, os hominídeos, lembra, meio homem, meio primata, uma espécie anterior a nossa. Lá nos tempos antigos, há dois milhões de anos atrás, eles projetavam instrumentos simples, feitos de pedra, que eram usados no cotidiano, para abater uma caça, entre outras coisas. De algum modo, esses instrumentos acabaram alterando a vida deles. Sem ter consciência disso, os hominídeos, iniciaram a maior revolução, a sua própria evolução. Que loucura né? Mas foram esses gatilhos de inovação, o de usar a imaginação para solucionar os problemas do cotidiano, que fez a raça humana, evoluir até os dias de hoje.
Todas as pessoas são criativas, você pode até falar, ou até mesmo achar que não é criativo de jeito nenhum. No entanto, todos os seres humanos que possuem a habilidade de pensar, projetam o mundo, através de um processo de racionalização. Se você projeta, logo você imagina, e a imaginação é a base da criatividade. Dos exemplos que vemos por aí, até os homens das cavernas conseguiram imaginar e solucionar problemas do seu cotidiano. Logo em seguida, no século XIX, durante o período chamado Renascimento, a imaginação permitiu grandes invenções e as maiores criações da humanidade. Sua imaginação tem poder, portanto valorize-a.
A criatividade não é acidental, também não é um dom divino. Ela é muito mais que isso, é a coragem para derrubar obstáculos. Exatamente, a criatividade é ferramenta para resolver problemas, e vamos combinar, da infância até o fim de nossas vidas, resolver problemas faz parte do nosso cotidiano. A criatividade é uma decisão pessoal, é a ousadia para projetar soluções aos problemas. Não se engane, não é qualquer solução, mas a transformação de princípios antigos em algo original. Parece complicado, mas muita calma, o que vai determinar o nível de criatividade é o seu conhecimento, quanto mais conhecimento, mais criativo você é. As pessoas mais criativas, são aquelas mais sensíveis e receptíveis, ao mundo que os cerca. Essas pessoas absorvem mais conhecimento, mais informação, mais emoção e mais experiências. Será a sua sabedoria do mundo, o seu repertório pessoal, que vai permitir criar soluções aos problemas.
Criatividade é a capacidade de criar algo novo, único e original. Você pode criar de duas maneiras: inventando ou descobrindo. Invenção é quando você associa e combina, diferentes elementos ou imagens mentais. Já a descoberta, é quando, você se dá conta, de algo, que até então, não se tinha noção. Na descoberta a inteligência e a intuição devem trabalhar juntas.
A criatividade é a ferramenta fundamental na raça humana. Se o homem não fosse criativo, ainda viveríamos na era das cavernas. E vamos combinar, viver na época das cavernas não é nada legal, sem smartphones, sem computadores, sem internet, oh meu deus, sem internet! Pois é, todas essas inovações tecnológicas que temos hoje em dia, que facilitam muito a nossa vida, surgiu da mente criativa de alguém, e ao longo do tempo outras pessoas foram melhorando esses conceitos, criando uma reconceituação do que já existia.
Das ondas de inovação que nosso mundo já viveu, teve a onda agrícola, a onda industrial, a digital (onde vivemos hoje) e a das inteligências artificiais (o futuro da tecnologia). É possível perceber que as ondas de inovações, são interligadas, uma complementa a outra, evoluindo ao longo do tempo. Parece assustador que dispositivos inteligentes, estão causando mudanças profundas no mundo que vivemos. Um grande exemplo disso são os smartphones, eles são incríveis e convergem milhares de funções impressionantes, de calculadoras a mapas, de relógios a câmeras fotográficas, de editor de texto a reprodutor multimídia, entre tantas outras funções. De certa forma, o mercado de smartphones, acabaram devorando muitos mercados. As pessoas deixaram de desejar ter vários dispositivos, e passaram a ter somente um. Muda-se as inovações, muda-se a percepção das pessoas. Os ciclos de inovação que o mundo passa, muda nossa percepção, nossas sensações, os processos cognitivos e os valores humanos. As inovações mudam não somente o nosso pensamento, senão também as bases em que ele se estrutura. É assustador, mas não sou eu que estou dizendo isso, quem disse isso foi Marshall McLuhan, o pioneiro dos estudos culturais e no estudo filosófico das transformações sociais, provocadas pela revolução tecnológica. O mundo está mudando, e de certa forma é preciso mudar também. Ser criativo, no mundo de hoje, é questão de sobrevivência no mercado.
A inovação muda tudo, certo? Mas o que é ser inovador no mundo de hoje? Inovação significa novidade através da reconceituação de princípios antigos, é pegar o que já existe e conceituar de uma perspectiva totalmente nova. Inovação é o processo que inclui fundamentos técnicos, criação, evolução e combinação. Que irá se tornar em potencial de venda de novos (ou melhorados) produtos, ou novos (ou melhorados) processos. Quando a inovação cria o aumento de competitividade, é considerado um fator de crescimento econômico. Toda a inovação possui uma responsabilidade econômica, para ser inovador é preciso ser economicamente viável e trazer rentabilidade.
Assim com a sua criatividade, torna-se possível solucionar os problemas do cotidiano, dando à luz a um processo ou um produto inovador. Jamais subestime sua capacidade, dos exemplos que o mundo nós da, pessoas normais fizeram coisas incríveis, como Steve Jobs, que largou a faculdade, e criou a Apple, como Silvio Santos que já foi um camelô, e hoje possui um império de comunicação. Só é inovação de verdade, quando gera mudança de realidade.
As mudanças estão sempre acontecendo e sempre continuarão a acontecer, porque nosso mundo, nosso universo e nós mesmo estamos sempre mudando. Todas as grandes revoluções, não começaram gigantes, elas começam pequenas, e começam dentro de cada um de nós. Todas as pessoas, são capazes de iniciar suas próprias revoluções, afinal a criatividade é uma decisão pessoal. Entretanto, além de uma decisão pessoal, existem processos, que podem desencadear, uma verdadeira chuva de ideias. No próximo artigo, iremos falar, profundamente, sobre os processos criativos, e ajudar a você, liberar parte da criatividade que já existe dentro de si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário