O discurso seja ele falado ou escrito tem por objetivo transmitir uma mensagem. O discurso é um conjunto de ideias, pensamentos e visões de mundo, usado para comunicar e persuadir.
Desde a pré-história a comunicação vem mediando a interação dos seres humanos. Foi a partir da necessidade de se comunicar que passamos a desenvolver a linguagem e aos poucos aprendemos a toma-la conforme nossa necessidade.
A linguagem humana carrega ideias e significados, possui uma forma característica em cada cultura, cada língua é única, portanto a forma de transmitir ideias é diferente em cada contexto e sociedade.
O discurso é uma linguagem, ele carrega uma estrutura e um conceito, e o contexto e a sociedade modificam seu entendimento. Discurso=Linguagem.
Numa sociedade a construção de um discurso é uma produção simbólica, uma vez que produz um signo linguístico, que é a união de uma imagem acústica (forma) e seu sentido/significado (representação mental de um objeto). Signo= significante + significado.
No trabalho, por exemplo, às vezes é preciso criar argumentos e ideias para convencer nosso colega a nos ajudar, isso é uma forma de discurso, é o arsenal de ideias, formas e conceitos para comunicar uma mensagem e persuadir. Discurso = Poder.
Na publicidade e na propaganda o discurso é uma ideia pronta, sem reflexão, ele age sobre quatro núcleos perceptivos: desejo, carinho, atenção e felicidade. O discurso publicitário é um discurso mitológico, onde a fantasia é usada para descrever a realidade. Porque no fundo é o que as pessoas querem, algo que as tire da realidade por um tempo.
“O mundo se torna a percepção de uma imagem, a produção de um discurso”. Carlos André Donzelli
Nenhum comentário:
Postar um comentário